
Recuperação de dentes em mau estado
Os dentes são estruturas anatómicas sujeitas a doenças ou eventos potencialmente destrutivos. A começar pela cárie, a mais comum das doenças, trauma, desgaste, erosão e fracturas.
Apesar de grande parte do esforço da comunidade científica se ter focado na reabilitação de dentes perdidos e em dispositivos para os substituir, como os implantes, o maior desafio da medicina dentária moderna consiste na investigação e implementação de estratégias para a manutenção de dentes com prognóstico questionável.
Do ponto de vista dentário, cada vez mais é possível com recurso a novas técnicas a reconstrução dentária com dentes cada vez mais destruídos. Do ponto de vista do suporte ósseo e gengival, cada vez mais é mais previsível a recuperação do suporte periodontal perdido através de técnicas cirúrgicas regenerativas.
Quando um dente vê perdida a sua estrutura abaixo do nível da gengiva, é ainda possível cirurgicamente baixar o nível da gengiva ou movimentar a raíz do dente para fora da gengiva, tornando o dente aproveitável.
Estas técnicas constituem a última alternativa antes da extração dentária, altura em que a melhor alternativa possível de reabilitação será a colocação de um implante dentário.
Caso Clínico: recuperação do suporte periodontal de dente com perda de cerca de 3/4 do total do suporte